Alimentação Equilibrada: Você sabe o valor disso para a sua saúde?

Ao contrário de uma alimentação equilibradas, muitas vezes, a prática de comer um lanchinho a noite, a terceirização de refeições e delivery como consequência do corre-corre diário e das demandas estressantes que levam as pessoas a se entregarem ao sofá no final do dia, podem causar alguns sintomas relacionados a deficiência de nutrientes pela alimentação irregular.

O fato é que, muitas pessoas têm apresentado sintomas relacionados a deficiência de nutrientes pela má alimentação, seja pela ingestão inadequada de carboidratos, proteínas e gorduras boas e de micronutrientes como vitaminas, minerais e compostos bioativos presentes nos alimentos que efetivamente protegem o organismo e estão presentes em uma alimentação equilibrada.

Os seus exames laboratoriais podem até estar em “ordem”, mas o seu corpo pode estar apresentando sinais de que as coisas não vão bem.

Sintomas da falta de alimentação equilibrada

As deficiências começam com alguns sintomas como cansaço, fadiga no meio da tarde, queda de cabelo, unhas fracas, pele seca, cãibras, irritabilidade, alterações no sono, dores em uma ou mais articulações, síndrome pré-menstrual com edema, alterações de humor, cólicas, baixa imunidade, constipação.

A lista de sintomas é imensa, mas os citados acima são muito frequentes e por isso destacados aqui e inúmeras vezes os exames laboratoriais não detectam estes problemas.

O que se sabe atualmente é que a alimentação equilibrada com consumo de verduras, legumes, frutas e a redução no consumo de carnes vermelhas, açúcares, produtos de confeitaria e lanches está relacionada ao otimismo (1), que é um atributo psicológico caracterizado como a expectativa geral de que coisas boas acontecerão ou a crença de que o futuro será favorável. (2)

O desequilíbrio gerado pelo stress pode levar a escolhas inadequadas, uma espécie de recompensa com o aumento do consumo de doces, lanches e menor ingestão de nutrientes (1). Se existe deficiência de nutrientes, reações bioquímicas não são realizadas de forma adequada e são capazes de provocar alterações no corpo e na mente.

E aí, como você se percebe, você está otimista ou tem feito escolhas inadequadas com recompensas?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.